sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DIA DO AVIADOR



É um pássaro? É o Super Homem? Não! É o avião de Santos Dumont! Será possível voar algo mais pesado que o ar? Há cento e um anos atrás, no dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont fez seu primeiro vôo com o 14 Bis dando início a aviação. A partir daquela data era possível voar pelos céus do mundo todo. E é por isso que hoje comemoramos o Dia do Aviador, o dia do vôo de Santos Dumont.















sábado, 15 de outubro de 2011

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DIA NACIONAL DA PECUÁRIA



A pecuária é a indústria do tratamento e criação de rebanhos. Ela tem um importante papel na economia brasileira. Diversas espécies animais contribuem, cada uma a seu modo, para a obtenção de produtos como leite, lã, mel, ovos e ainda para o fornecimento de carne e couro. Pecus quer dizer "cabeça de gado".

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Qual a origem do dia das crianças?




No Brasil, a data surgiu por força de lei. Foi criada em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo.

A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto", aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de "Semana da Criança", se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.

"A data virou tradição porque conseguiu tocar o lado emocional das pessoas. O presente dado à criança passa a ser um símbolo desta estima", explica Dalton Viesti, administrador e consultor em marketing.

O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados (o verbete da Wikipedia traz uma lista de dezenas deles). O mais próximo de uma data "mundial" é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Reportagem tirada do site: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/qual-origem-dia-criancas-642794.shtml

DIA DO DEFICIENTE FÍSICO



Pela ordem, as deficiências mais comuns são visual, motora, auditiva e mental.Multiplicam-se as iniciativas de apoio ao deficiente e defesa de seus diretos. A luta de todos nós pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente digital, entre outros, representa um grande exemplo de solidariedade.O acesso dos deficientes à cidadania, à educação e ao mercado de trabalho, de forma a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, é também uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Saci


Pega a peneira sinhá
Pega a garrafa sinhá
Saci, vamos pegar

No rodamoinho pode estar
saci pode estar lá
No rodamoinho pode estar
saci vamos pegar

Pula, pula, pula para cá
saci pode estar lá
Pula, pula, pula para cá
saci vamos pegar

Sugestão de como Brincar:



Duas pessoas ao centro da roda, uma com uma peneira e outra com uma garrafa plástica, são os caçadores de saci; as pessoas que formam a roda pulam com uma perna só, imitando sacis. Enquanto a roda gira, todos vão cantando. No último refrão, terminando a música, as pessoas que estão no centro correm atrás dos sacis, os dois primeiros a serem pegos, receberão a peneira e a garrafa e serão os novos caçadores.



Brincadeira retirada do livro - Rodas e Brincadeiras Cantadas