sábado, 9 de agosto de 2014

PROJETO: VIVA O PAPAI!"



JUSTIFICATIVA:

A escola precisa resgatar os valores éticos entre filhos x pais valorizando a família.

OBJETIVOS:

-Valorizar o "papel dos pais";
-Conscientizar as crianças sobre valores éticos,tais como: obediência, respeito, compreesão...
-Valorizar os pais adotivas;
-Estimular a comemoração do "Dia dos Pais";
-Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, por meio de poesias, músicas, orações;
-Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;


DESENVOLVIMENTO:

-Capas para trabalhinhos;                     - Mensagens;
-Desenhos para colorir;                            -Oração;
-Datas comemorativas;                             -Recadinhos;
 -
-Recorte e colagem;                                  -Brincadeiras dirigidas;
-Cartões;                                                    -Dobradura;
-Poesia;                                                      -Lembrancinhas;
-Músicas;                                                  -Brincando com sucata;
-Álbum educativo;                                  -Confecção de embalagem;
-Montagem de história;                          -Arte em EVA;
-Produção de texto;


CULMINÂNCIA:

Realização de auditório em oferecimento aos pais e confeccão de lembrancinhas.





Brincadeiras ao Ar Livre


8-12 meses:

Ah... um dia na praia! Ou na piscina, lago ou lagoa. O importante é experimentar o primeiro mergulho na água! Uma piscina de plástico é uma boa idéia para deixar o seu bebê livre e feliz brincando na água. A mistura de água com areia também é motivo para muitas risadas. 
Coisinhas que você não pode esquecer:- Protetor solar e boia
- Barraca e chapéu
- Balde e peneira
- Bichinhos ou objetos com esguicho de água
- Forminhas e moldes de areia
- Pazinhas e copinhos

Que delicia de dia na água! Só cuidado com o tempo de exposição ao sol. Lembre-se que seus bebes ainda são delicados. Não deixe de caprichar na ingestão de água e suquinhos naturais!


12-24 meses:

Que tal um dia de pintura?! O dia está bonito, um passeio no parque é sempre uma boa pedida, além de ser o local perfeito para fazer uma grande bagunça. Nesta fase, seu bebê quer experimentar as mais variadas texturas e adora manipular cores brilhantes. 

Dicas de materiais:
- Bloco para desenho grande ou rolo de papel branco
- Lápis de cor
- Lápis de cera
- Tinta guache
- Massinha
- Cola colorida

Agora estamos prontos para começar a diversão. Deixe o seu bebê utilizar todos os materiais da maneira que quiser, o importante nesta atividade são as sensações e as descobertas através do tato. Vai ser a maior bagunça, vai ficar todo mundo pintado dos pés à cabeça!


24-36 meses:

Nesta fase as crianças já reconhecem os animais. Uma ótima dica é fazer um passeio para ver e interagir com os animais. Pode ser na fazenda da família ou dos amigos ou até em locais onde se possa passar o dia. 

Veja o que as crianças adoram:
- Acariciar os coelhinhos
- Correr atrás das pequenas cabras
- Dar comida aos patinhos
- Ver a ordenha da vaca
- Dar uma volta de charrete
- Montar no pônei
- Ver os porquinhos mamando na mamãe porca

Vai ser uma diversão para toda a família e você ficará surpresa com o desempenho do seu bebê.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Canhoto ou destro? Como identificar a tendência do seu filho

Habilidade de usar melhor um lado que o outro pode ficar evidente nos primeiros anos ou ser definida no processo de alfabetização



Certamente você conhece mais destros do que canhotos. Estatísticas mundiais apontam que apenas uma em cada dez pessoas usa a mão esquerda com mais frequência do que a direita. Essa “escolha” costuma ser feita antes dos 8 anos, durante o processo de alfabetização ou até antes.

A palavra escolha deve ficar entre aspas mesmo já que pesquisadores têm reunido evidências de que essa habilidade é em parte determinada por um componente genético. Um estudo publicado no jornal científico PLOS Genetics fez uma análise genética de cerca de três mil indivíduos e concluiu que a preferência por um dos lados do corpo está relacionada a um conjunto de genes cujo comportamento é estabelecido durante o desenvolvimento fetal.

“Existem evidências fortes de que ser canhoto ou destro é uma questão genética mesmo. Por exemplo, analisando a população até hoje não foi encontrada uma tribo que seja predominantemente canhota. Se fosse uma questão cultural, como no passado se acreditava, alguma tribo ou comunidade teria mais o hábito de usar a mão esquerda. Também há indícios de hereditariedade. Se os dois pais são canhotos a criança tem três vezes mais chance de ser canhota”, afirma o neuropediatra Luiz Celso Vilanova, da Universidade Federal de São Paulo.

Os estímulos ambientais também têm papel importante nessa diferenciação. Isso porque ninguém é 100% destro ou canhoto. Existem pessoas que realmente mostram mais habilidade com um dos lados desde pequenas. Outras, no entanto, conseguem executar tarefas sem problemas com as duas mãos - mas como a maioria dos colegas escreve com a direita, elas acabam copiando o exemplo. “Às vezes, as pessoas conseguem usar igualmente os dois lados e nem sabem disse. Um paciente meu que se dizia destro quebrou o braço direito e começou a acompanhar as aulas com o esquerdo. Depois de 15 dias ele estava super adaptado a escrever com a mão esquerda”, diz Vilanova.

Isso também explica porque algumas crianças escrevem com a mão direita e preferem chutar a bola com a perna esquerda. Segundo o neuropediatra, elas provavelmente são ambidestras.

 O estímulo certo

As crianças que têm características ambidestras geralmente vão se definir como destras ou canhotas no início da alfabetização, quando elas são estimuladas a escolher uma das mãos para praticar a escrita. Já no caso de crianças que têm tendência mais acentuada para um dos lados, os pais conseguem perceber antes dos 4 anos. Em atividades como desenhar, montar brinquedos ou manusear talheres, elas deixarão clara sua preferência. O ideal é que os pais deixem a criança fazer sua escolha, sem forçá-la. Vale lembrar que conceitos como crianças canhotas são mais inteligentes são mito: não há outras habilidades comprovadamente relacionadas a isso.
Reportagem tirada do site: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2013/10/canhoto-ou-destro-como-identificar-tendencia-do-seu-filho.html